sábado, 31 de dezembro de 2011

RECEITA DE FELICIDADE


A fórmula da Coca-cola é guardada em cofre de banco para que  nenhum concorrente tenha acesso. Imagine agora, se a felicidade tivesse a fórmula sob o poder de algum homem? Ele poderia ser o mais poderoso do mundo, onde todos buscam a mesma coisa.  Mas a fórmula da felicidade é imaterial, nem pode ser base de experimentos em laboratório. O caminho para a felicidade é único. Por ser algo abstrato, cada indivíduo passa a projetá-la do seu jeito e, cada um a sua moda, encontra uma maneira de ser feliz, mas parece não ser suficiente.

A felicidade não será encontrada ao toque das mãos
Em 1931 estreou Em Busca da Felicidade a primeira novela do rádio brasileiro. A busca da felicidade parece ser insaciável no ser humano. E isso revela a essência da nossa alma, pois fomos criados por Deus para sermos felizes. Mas a felicidade não deve ser perseguida como um fim em si mesmo. Há  os que tentam vender a idéia de uma felicidade possível com propostas rasas por meio dos relacionamentos, divertimentos, a conquista de sonhos e realização de projetos. Aprendemos  associar felicidade a alguma realização material. Isso certamente pode nos dá prazer, satisfação e um entendimento de que a felicidade foi alcançada.

Mas o prazer que alguém sente ao tomar um copo de cerveja, dura até o último gole. O prazer que a adrenalina provoca dura apenas algum instante. Todo o prazer e felicidades que forçamos ou provocamos deixa de ser um prazer saudável. Os que buscam prazer nas drogas, podem viver inicialmente a sensação de leveza, mas que precede a depressão e tristeza profunda, fazendo da droga uma “muleta”.


O prazer da sensação de viver uma aventura, dura até que a aventura passe.


Adrenalina tornou-se sinônimo de momentos felizes


Na insaciedade da satisfação desses desejos, o  ser  humano  gasta tempo procurando alguma coisa mais forte para preencher essa carência. Mas todos os prazeres e alegrias se acabam com o apagar das luzes, com o desligar do som, com as despedidas...

O que faria você feliz? Para cada pessoa a resposta é diferente, pois os sonhos são muitos. Qual é a receita da felicidade? Podemos ter disponíveis todos os ingredientes, mas cada um tenta produzir essa felicidade com seu próprio modo de fazer, do seu jeito. Aliás, o “Viva do seu jeito”, é uma vocativa irresponsável da parte de quem intima.

Isso pode gerar efeitos desastrosos para uns e bons para outros. É por isso que a busca da felicidade virou um laboratório de experimentos, cujos resultados nunca satisfazem. Se o modo de fazer dessa receita não for utilizado corretamente, a busca da felicidade será apenas frustração,  cansaço, enfado; produzirá ansiedade, angústia, medo, insatisfação.

Parece que é assim que a maioria das pessoas vive hoje em dia. Carregam fardos desnecessários que enfraquecem o espírito. As energias que gastamos em busca da felicidade precisa ser canalizada de maneira correta, de acordo com a proposta do nosso Criador.
Não faltam sugestões que nos façam acreditar que a
felicidade pode ser alcançada


É preciso estar disposto humildemente a cumprir as regras, respeitar os limites, fazer a nossa parte. O cantor Elvis Presley foi um grande talento da música popular. O sonho dele era  ser rico, famoso e feliz. Ele tinha todos os ingredientes da receita.

Certa vez numa entrevista perguntaram a ele: você conseguiu ficar rico e famoso. Você é feliz? – Elvis Respondeu: “Vivo em uma solidão infernal”.

Felicidade está além das realizações e dos sonhos que conquistamos.

Se o alvo da nossa felicidade está nas aquisições materiais, ela durará até a conquista. É no apagar das luzes e no recolhimento em nosso travesseiro que revelaremos a nós mesmos o que  vai  no nosso coração. Se o nosso coração estiver em coisas passageiras, limitada será a felicidade. É preciso mais. Precisamos de felicidade plena.  

O caminho da felicidade é abstrato,
mas essencialmente real.
jamais poderá ser construído por nossas mãos
Pois ele já está aberto.  
Preste atenção no  que disse Jesus: O ladrão veio para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e vida em abundância.

O que tem sido o ladrão da sua paz, da sua tranqüilidade e sossego?

O que tem lhe roubado as energias  por  uma  busca insaciável por felicidade?

O conselho é: Sinta prazer em Deus, e Ele concederá os desejos do Teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, Confia nEle, e o mais Ele fará. Este é o princípio da felicidade sem fim.

Este é o modo de fazer, da receita da felicidade. É único e infalível e ao acesso de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário