quinta-feira, 20 de setembro de 2018

"ESCOLHEI HOJE A QUEM SIRVAIS"

O mesmo Jesus que ensinou que não devemos julgar, também ensinou que devemos prestar atenção nos frutos: “Por seus frutos os conhecereis”. Ele falava sobre a dubiedade daqueles que se expressavam de uma maneira e faziam de outra. “Pode uma árvore má produzir bons frutos?” E ainda: “Ninguém pode servir a dois Senhores”

Há outros conselhos advindos de Deus: “Quem não ajunta comigo, espalha”; “Escolhei hoje a quem sirvais”. 

Não existe meio termo na vida espiritual, nem omissão. Os discípulos de Jesus foram chamados  de  maneira clara e definida. Eles sabiam que materialmente não teriam conforto ao seguirem a Jesus ajudando-O em seu ministério. Não foram iludidos com a ideia de que com Ele as coisas seriam fáceis, muito menos de que as batalhas seriam vencidas pela própria força, senão por uma entrega total a Deus e a seu comando.  

Se não há omissão na vida espiritual, não é possível ver esses frutos (da vida espiritual) de maneira clara se não for pelas ações que praticamos em nossa vida cotidiana, pois habitamos e vivemos como parte dessa esfera física.  O que somos espiritualmente, portanto, só pode  ser manifestado naquilo que fazemos em todas as esferas em que atuamos. 

O homem enquanto ser político e social  revela  na política e na sociedade o que ele é espiritualmente, seus valores e princípios que são bens imateriais que se expressam em seus atos. Jesus foi claro no lidar com os fariseus e governantes de sua época e não se omitiu quando precisava adverti-los  sobre o mal que causavam ao povo. 

Todos os reflexos que observamos na sociedade, assim como as ações políticas do homem, revelam de que lado ele está. Não se trata apenas de comportamento ou ideologia, pois tudo isso corresponde ao estado espiritual do homem. 

Aqueles que se calam agora, diante das pequenas “guerras” ou conflitos políticos e sociais que revelam a mazela espiritual dos que ocupam o poder, como se posicionarão  e de que lado estarão nas grandes batalhas que ainda esperam? A guerra espiritual é contínua dentro de nós, mas ela só ganha sentido quando revelamos ao mundo  de que lado estamos agora, pelas pequenas ações também e em nossas decisões e escolhas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário