quinta-feira, 27 de setembro de 2018

O PÃO E A DIVERSÃO ALIMENTAM A CAMINHADA PARA O ABISMO

Lembro-me de uma frase do Brizola certa vez, quando seu governo foi criticado pela televisão durante uma matéria que sugeria o afrouxamento do governante no combate aos assaltos nas praias. A reportagem havia mostrado um grupo de garotos roubando banhistas e turistas na orla de Copacabana. "A televisão mostra uma pequena faixa de areia como se fosse o deserto", e desafiou a televisão sobrevoar toda a extensão da praia e outras para mostrar a realidade. Por um lado havia a ocorrência mostrada pelo telejornal, mas o argumento do governador é algo para refletir.

Não basta apenas ser uma verdade. É preciso saber se é uma verdade selecionada com objetivos escusos,  que não pode ser descoberto se não houver conhecimento sobre "a serviço de quem está essa verdade". A verdade libertadora e propositiva não passa por seleções. Ela é clara. Porém, quando uma verdade pode gerar efeito colateral desnudando a hipocrisiade um grupo organizado, esta é excluida de seu contexto. 

Basta a televisão mostrar certos movimentos e "mobilizações" de grupos organizados, dando a entender que se trata de uma realidade real mas que não passa de realidade fantasiosa, criada e orquestrada por interesses nem sempre claros, para começar  a surgir discussões de pessoas comuns  sobre esses "factóides" montados como uma peça teatral "impsovisada" para parecer que é natural. É assim que as minorias arregimentadas por uma ideologia são usadas com todo respaldo da mídia que divulga em grande escala como se aqueles interesses fossem os reais interesses da população em geral. As "minorias" ganham vozes que passam a desconstruir a sociedade normativa que não tem o mesmo poder de persuasão pois não são representadas pelos meios de comunicação convencionais. 

Pequenos grupos usados  com ampla divulgação nas mídias
não representam a realidade comum que tentam impor à sociedade
















Esses fatos que desencadeiam bate-boca incessante entre a população servem como isca, onde todos se combatem no sentido de achar uma razão hipotética e supositiva e acabam perdendo a noção de algo maior por trás de todo esse movimento "orquestrado" e financiado por poderes "ocultos". É uma estratégia de manipulação que visa desviar a atenção das realidade nua e crua.  Seus objetivos são  ocultados pois revelariam a real face das mãos que oferecem o pão e a diversão, o apoio e o financiamento de seus interesses, durante a caminhada para o abismo cultural e social da nação.








Elias Teixeira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário